sexta-feira, 30 de março de 2012

Strootman (PSV Eindhoven)


Ficha Técnica:

Nome: Kevin Strootman
Nacionalidade: Holandesa
Data de nascimento: 13/02/1990 (22 anos)
Naturalidade: Riderkerk - Holanda
Posição: Médio-defensivo
Altura: 1.86 m
Peso: 86 kg


Médio-defensivo, de 22 anos, Strootman representa o garante da estabilidade no processo defensivo da equipa holandesa, e confere a primeira fase de construção de jogo uma apreciável fluidez e dinâmica, alicerçada em processos simples. A sua mais-valia colectiva/individual não se fica por aqui... e frequente -lo em acções ofensivas, quer individuais, quer aparecendo em zonas de finalização, fazendo uso do seu forte esquerdo, quando solicitado pelos seus colegas.

A sua tenra idade não o impediu de facilmente assumir um papel de destaque na manobra da sua equipa, onde e visível a sua longitude táctica. Forte fisicamente, sai a jogar com grande verticalidade.

Rafael Batatinha (Tondela)


Ficha Técnica:

Nome: Rafael Batatinha Santos
Nacionalidade: Brasileira
Data de nascimento: 09/02/1990 (22 anos)
Naturalidade: Senhor do Bonfim - Brasil
Posição: Avançado
Altura: 1.82 m
Peso: 71 kg


Rafael Batatinha, avançado brasileiro, de 22 anos, iniciou a época no modesto Anadia, transferindo-se em Janeiro para o Tondela (2ª B - Zona Centro), e e a grande revelação do clube que disputa a subida a 2ª liga. Avançado desconcertante, rápido e criativo, Batatinha ja leva 16!... golos no seu peculio, e promete dar o salto no final da corrente época.

O virtuoso atacante, proveniente do Bahia (Brasil), apresenta como credenciais do seu jogo, a sua capacidade individual no 1 contra 1 (a partir das faixas), e a sua notável veia goleadora que por certo despertarão a cobiça de emblemas dos campeonatos profissionais...

Eis uma pérola escondida em forma de craque...


terça-feira, 27 de março de 2012

Demba Ba (Newcastle)


Ficha Técnica:

Nome: Demba Ba
Nacionalidade: Franco-senegalês
Data de nascimento: 25/05/1985 (26 anos)
Naturalidade: Sevres - França
Posição: Ponta-de-lança
Altura: 1.90 m
Peso: 85 kg


Poderoso e letal, Demba Ba representa a mais pura expressão de força da natureza, em forma de seta apontada ao objectivo que norteia o futebol, o golo.

Do alto do seu 1.90 m, o franco-senegalês contraria a ideia pré-concebida de jogador mais posicional em função da sua estatura. Demba Ba movimenta-se por toda a frente de ataque procurando ganhar espaços entre-linhas, explorando dessa forma as situações de 1 contra 1, a sua longa passada e poderio físico, e consequentemente a sua eficácia em zonas de finalização.

Notável a sua codicia no interior da área, e a forma inteligente como joga na antecipação e pressente onde a bola vai cair...

segunda-feira, 26 de março de 2012

Flavio Ferreira (Academica)


Ficha Técnica:

Nome: Flávio Nunes Ferreira
Nacionalidade: Portuguesa
Data de nascimento: 19/10/1991 (20 anos)
Naturalidade: Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital
Posição: Defesa-central/médio-defensivo
Altura: 1.80 m
Peso: 75 kg

Flávio Ferreira, de 20 anos, produto da formação dos "estudantes" e internacional nas selecções nacionais jovens, simboliza a maturidade precoce ( ostenta a braçadeira de capitão) de um talento que promete uma ascensão meteórica na carreira.

Embora a sua posição original seja outra (médio-defensivo), e como defesa central que reconhecemos qualidades inegáveis a um jovem que, paulatinamente, tem merecido a confiança de Pedro Emanuel, após dois anos de aprendizagem no Tourizense, clube satélite da Académica, e na sempre competitiva 2ª liga (Sp. Covilhã).


Forte no jogo aéreo, e com bom sentido posicional, Flávio Ferreira e agressivo sem ser duro, joga simples em situações de aperto, a sua intuição na abordagem aos lances (intercepção da linha de passe), e a forma personalizada que exibe nas saídas de bola, são claros indicadores de que estamos na presença de um central de corpo inteiro.

domingo, 25 de março de 2012

Aldair (Penafiel)


Ficha Técnica:

Nome: Aldair Adulai Djalo Balde
Nacionalidade: Luso-guineense
Data de nascimento: 31/01/1992 (20 anos)
Naturalidade: Vila Mea, Amarante
Posição: Extremo
Altura: 1.70 m
Peso: 65 kg

O jovem luso-guineense Aldair, de 20 anos, produto das escolas do Penafiel (cumpre a primeira época enquanto sénior) possui uma gama de recursos que promete um futuro risonho. Ala de baixa estatura, assenta o seu registo na criatividade, velocidade de execução e num poder de explosão no espaço ofensivo que provoca o "pânico" nas defensivas adversarias.

Quando conseguir aliar aos "itens" acima mencionados, uma melhoria significativa no ultimo passe, e consequentemente uma melhor definição em zonas de finalização, será certamente um activo que trará mais-valias no plano financeiro.

Utilizado frequentemente por Francisco Chalo, faz a sua época de estreia numa liga exigente e que por certo, contribuirá para um crescimento sustentado que se prevê luminoso.

E caso para dizer que estamos na presença de um "diamante por lapidar"...

Claudio Yacob (Racing Club)


Ficha Técnica:

Nome: Claudio Ariel Yacob
Nacionalidade: Hispano-argentino
Data de nascimento: 18/07/1987 (24 anos)
Naturalidade: Carcarana - Argentina
Posição: Médio-defensivo
Altura: 1.81 m
Peso: 73 kg


Claudio Yacob, médio-defensivo, de 24 anos, faz da combatividade a sua "imagem de marca", assumindo, igualmente, a primeira fase de construção de jogo ofensivo do Racing. Alia ao poder de recuperar a posse de bola, a inteligente gestão dos diferentes momentos de jogo, não estabelecendo o equilíbrio defensivo alicerçado na forma intuitiva como aborda os duelos com os seus oponentes, ao criterio no passe, esticando jogo ate ao meio-campo ofensivo.

Possuidor de uma boa meia distancia, Yacob faz mossa no jogo aéreo nas subidas a área contraria. O internacional alvi-celeste revela capacidade de liderança e elevada cultura táctica, atributos de sobra para vingar no futebol europeu.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Sperdutti (Newell´s Old Boys)


Ficha Técnica:

Nome: Maurício Sperdutti
Nacionalidade: Argentina
Data de nascimento: 16/02/1986 (26 anos)
Naturalidade: Rosário, Santa - Argentina
Posição: Extremo
Altura: 1.80 m
Peso: 73 kg

Rápido e incisivo, Maurício Sperdutti e um ala que faz as delicias dos "hinchas" do Newell´s. Jogador de técnica apurada, combativo e ágil nos "duelos" individuais oferece profundidade tanto sobre a esquerda, como sobre a direita.

A sua disponibilidade nas diferentes fases do jogo, fá-lo procurar zonas interiores, "via" a partir da qual se integra no processo defensivo e nas transições rápidas para o ataque. A sua visão de jogo ganha maior relevo a partir do corredor central, explorando a partir dai o seu fortíssimo remate de meia distancia. Em suma, Sperdutti e um produto acabado que encaixaria no futebol europeu.



Ludovic (Feirense)


Ficha Técnica:

Nome: Alexandre Ludovic Ribeiro Pereira
Nacionalidade: Luso-francesa
Data de nascimento: 18/06/1990 (21 anos)
Naturalidade: Paris - França
Posição: Extremo
Altura: 1.69 m
Peso: 62 kg

O luso-descendente Ludovic cedo despontou na primeira equipa do Feirense (ver vídeos), após uma breve passagem pelos escalões de formação do FC Porto, teve um percurso ascensional nos "fogaceiros" fruto da sua grande arma, a velocidade, o poder de aceleração e a irreverência na hora de enfrentar os defesas adversários... qualidades estas que despertaram a atenção dos responsáveis técnicos das selecções nacionais.

Extremo resistente do ponto de vista físico, oferece largura ao processo ofensivo da sua equipa, evidenciando igualmente, uma enorme disponibilidade nas coberturas defensivas de apoio ao lateral. A sua versatilidade e tal que permite a sua utilização no corredor central, explorando por essa "via" a sua "fama" de agitador, multiplicando-se os desequilíbrios na área contraria.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Pablo Piatti (Valência)


Ficha Tecnica:

Nome: Pablo Daniel Piatti
Nacionalidade: Argentina/italiana
Data de nascimento: 31/03/1989 (22 anos)
Naturalidade: La Carlota - Argentina
Posição: Avançado/Extremo
Altura: 1.63 m
Peso: 63 kg

Pablo Piatti, um talento que tarda em afirmar-se no Valencia de Unay Emery, após a primeira experiência na Europa ao serviço do modesto Almeria (3 épocas), onde conquistou rapidamente o seu espaço.

Avançado repentista, Piatti pode jogar a toda a largura do campo (nas faixas, conferindo maior profundidade, ou em alternativa no apoio ao ponta-de-lança), explorando a sua frieza e grande poder de concretização, bem como a sua inegável qualidade técnica nas acções individuais, emprestando uma enorme dose de imprevisibilidade ao processo ofensivo. E claramente um jogador apetecível para os "grandes" de Portugal...



Iker Muniain (Atlético Bilbao)


Ficha Técnica:

Nome: Iker Muniain Goñi
Nacionalidade: Espanhola
Data de nascimento: 19/12/1992 (19 anos)
Naturalidade: Iruñea - Espanha
Posição: Avançado
Peso: Altura: 1.69 m
Altura: 63 kg

Iker Muniain, é hoje por hoje a "maior" esperança do futebol hispano. A confirmá-lo está a recente chamada para a selecção espanhola na antecâmara do Euro-2012. Mais um exemplo de talento puro em jogadores de baixa gravidade (1.69 m), cujo o expoente máximo é Lionel Messí...

A destreza com que encara os defesas, fez dele em idade precoce (16 anos), o jogador mais jovem a actuar pelo Atlético Bilbao. A "magia" do seu futebol já provocou a "histeria" generalizada no meio futebolístico, com os mais diversos "experts" na matéria a apelidá-lo de "novo Messí"...

Actuando como 2º avançado projecta o seu futebol na procura de desequílibrios, quer explorando o adiantamento do bloco defensivo adversário, quer nas situações de 1 contra 1 e no municiamento de homens como Llorente, a referência atacante da equipa de Marcelo Bielsa.

É caso para dizer que para Muniain, o céu é o limite...

Fábio Espinho (Moreirense)


Ficha Técnica:

Nome: Fábio Ricardo Gomes Fonseca "Espinho"
Nacionalidade: Portuguesa
Data de nascimento: 18/08/1985 (26 anos)
Naturalidade: Espinho
Posição: Médio
Altura: 1.71 m
Peso: 64 kg



Fábio Espinho, médio-ofensivo (Nº10) do Moreirense é um dos bons valores a despontar na 2ª Liga portuguesa. Possuidor de uma técnica assinalável, Espinho é o "pêndulo" sobre quem gira a dinâmica entre as transições defensiva e ofensiva do futebol da equipa de Jorge Casquilha.
Os seus pontos fortes residem na capacidade de controlar a posse de bola, temporizando quando necessário, e imprimindo maior acutilância nas transições ofensivas. É inegavelmente um valor para outros palcos...

Bas Dost (Heerenveen)


Ficha Técnica:

Nome: Bas Dost
Nacionalidade: Holandesa
Data de nascimento: 31/05/1989 (22 anos)
Naturalidade: Coevorden - Holanda
Posição: Ponta-de-lança
Altura: 1.92 m
Peso: 78 kg

Bas Dost, ponta-de-lança do Heerenveen (Holanda) é por esta altura o "matador" mais cobiçado do futebol holandês. O jovem jogador é o melhor marcador da "Eredivisie" com 21 golos. Do alto do seu 1.92 m, Bas Dost tem no jogo áereo um dos seus pontos fortes. O dom que evidencia dentro da área, o seu "habitat natural", fazem dele o "predador" que qualquer treinador não desdenharia ter ao seu dispôr... A estratégia do Heerenveen assenta na sua elevada capacidade concretizadora, tendo por base as suas características de jogador posicional, pouco dado a movimentações constantes "entre linhas", com os alas a municiarem o "pinheiro" holandês para o toque final.

Shinji Kagawa (Borussia Dortmund)


Ficha Técnica:

Nome: Shinji Kagawa
Nacionalidade: Japonesa
Data de nascimento: 17/03/89 (23 anos)
Naturalidade: Kobe - Japão
Posição: Médio-ofensivo
Altura: 1.72 m
Peso: 63 kg

Shinji Kagawa é a nova estrela emergente do futebol nipónico. O internacional japonês milita no Borússia Dortmund (Alemanha), clube no qual atingiu o "estrelato" fruto do seu enorme talento.

Médio-ofensivo, evolui na posição 10 e nos corredores laterais. A sua capacidade de transporte de bola, bem como o seu reportório técnico fazem dele um jogador versátil, explorando a sua capacidade no 1 contra 1, e a sua indiscutível qualidade de passe.
A veia goleadora do nipónico é sobejamente reconhecida e temida pelos seus oponentes, quer na Bundesliga, quer ao nível de selecções.